fbpx
Viagem férias varizes

Varizes e viagem de longa distância: o que fazer?

É possível fazer viagens de longa duração, seja de avião, carro ou ônibus, com segurança, mesmo que você tenha varizes. Não será por isso que você deixará de aproveitar as suas férias, feriados ou finais de semana!

Entretanto, alguns cuidados são necessários para que a viagem ocorra com tranquilidade e sem riscos para a sua saúde vascular. É preciso estar atento porque ficar sentado, com pouca mobilidade do corpo e por longos períodos, aumenta o risco de desenvolver uma trombose venosa profunda. Para os pacientes portadores de varizes, este período também pode agravar sintomas da doença venosa em como inchaço, dor e peso nas pernas e nos pés.

Então, antes de embarcar, lembre-se:

➡️ Evite roupas apertadas que possam prejudicar a circulação sanguínea. Procure usar roupas largas e bem confortáveis.

➡️ Evite ficar parado. Mesmo sentado, a cada 30 minutos pelo menos, troque a posição das pernas, mova os tornozelos e mexa os dedos dos pés.

➡️ De hora em hora, dê uma caminhada pelos corredores (para viagens de avião ou ônibus) ou faça paradas a cada duas horas nas viagens de carro.

➡️ Beba água com frequência! A hidratação é muito importante para a circulação do sangue, ajudando a evitar a piora dos sintomas ou a trombose.

➡️ Se você tiver problemas de coagulação sanguínea, tiver se submetido a procedimento cirúrgico ou quimioterápico ou estiver grávida, converse com seu médico(a) especialista para que ele(a) possa avaliar o seu caso individualmente e indicar outras medidas de proteção, se considerar necessário.

➡️ Idosos, mesmo sem varizes, também devem passar por uma consulta médica, por segurança, antes de viajar.

De resto, aproveite e tenha uma boa viagem!

Ultimos Posts

Compartilhe nas redes socias