O tratamento de varizes mudou. E para melhor. O avanço da tecnologia nos últimos 15 anos promoveu uma revolução nos tratamentos e na vida dos pacientes. Hoje, contamos com procedimentos menos invasivos e que oferecem resultados superiores, mais duradouros, sem dor e sem necessidade de repouso.
Atualmente são quatro os principais procedimentos que tratam desde vasinhos a varizes calibrosas e safenas. Saiba quais são:
- Endolaser: é um tratamento minimamente invasivo que usa uma fibra, introduzida dentro do vaso sanguíneo, promovendo a cauterização da veia através do calor. Ele é realizado sob anestesia local, é indicado para tratar safenas e veias de médio a grosso calibre e tem rápida recuperação, com o paciente podendo voltar às suas atividades de rotina no dia seguinte.
- Laser transdérmico: usa a tecnologia a laser para o tratamento de vasinhos e veias nutridoras. Atua promovendo a lesão térmica dos vasos, fazendo com que eles se fechem. Pode ser utilizado para tratar microvasos em qualquer parte do corpo, inclusive em áreas mais sensíveis como a face e os pés. É indolor e não-invasivo.
- CLACS: essa técnica associa o laser transdérmico com a escleroterapia (injeção de solução esclerosante com microagulhas na veia). É utilizado para o tratamento de veias pequenas e grandes.
- Espuma densa: consiste na aplicação de uma substância espumosa chamada polidocanol, que é injetada em veias mais calibrosas, desencadeando um processo que fará a veia doente secar.
Somente um médico angiologista ou cirurgião vascular poderá avaliar cada caso individualmente e indicar a melhor opção para cada paciente.
E é importante lembrar que, além do tratamento, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada, para prevenir o surgimento de novas varizes.