É comum que pacientes procurem o consultório para tratar a questão estética das varizes. Afinal, elas ficam visíveis na pele através de veios roxos e azulados ou finos vasinhos avermelhados, comprometendo a beleza das pernas.
Porém, a questão estética pode esconder um problema maior: uma doença chamada Insuficiência Venosa Crônica. Pacientes com a insuficiência venosa crônica podem sentir dor, sensação de peso ou cansaço, inchaço, dormência, câimbras e até coceira nos membros inferiores.
Os sinais da doença variam de acordo com a gravidade dela. Podem se apresentar apenas como pequenas veias, chamadas de telangiectasias (ou vasinhos), até edemas ou ulceração de pele.
Ou seja, as varizes oferecem riscos à saúde e, quando não tratadas, podem dar origem a outros problemas mais sérios. Se a doença não for controlada, elas podem piorar e até se romperem, causando sangramentos e aumentando o risco de flebites e trombose.
Portanto, não espere para se cuidar. Procure um angiologista logo no início e recupere a saúde e a beleza das suas pernas. Quanto mais precoce o tratamento, melhores os resultados!